INFORMAÇÃO / S&L AGOSTO 2009

missing image file

 

EVITE OS ÓCULOS DE SOL COM LENTES AZUIS

missing image fileJá não é suficiente usar óculos de sol quando se vai para a praia, para a montanha ou para alguma actividade ao ar livre. Também não o é escolher lentes polarizadas e devidamente homologadas para garantir que a protecção contra os raios ultravioletas seja eficaz. Segundo uma equipa de cientistas da Universidade da Colúmbia (E.U.A.), a escolha da cor das lentes também é importante. Segundo parece, as lentes azuladas retêm o feixe dessa mesma franja do espectro cromático, em vez de o filtrarem.

“Com a idade, certos compostos fotossensíveis acumulam-se nas células da retina. A luz azul estimula estes compostos que, por sua vez, aceleram a libertação dos radicais livres nessa zona, o que eleva o risco de vir a sofrer de degenerescência macular”, explica Janet Sparrow, professora de oftalmologia dessa universidade. Assim, antes de adquirir óculos de sol, assegure-se de que as lentes filtram a radiação ultravioleta e que, além disso, as suas lentes são castanhas, verdes, amarelas ou pretas. Estas últimas são uma aposta segura pois, como esclarece Sparrow, “reduzem a exposição à luz de todas as cores”.

ElMundo.Salud/Salud4 / S&L

 

CONSELHOS ECOLÓGICOS PARA O VERÃO

Vale a pena seguir os seguintes conselhos:
1. Afugente as moscas de forma natural com óleos essenciais de menta, eucalipto ou cravo-da-índia.
missing image file2. Durante o Verão, usa-se mais o automóvel. Um truque acessível a todos para fazer frente ao maior gasto: menos velocidade, menos consumo de gasolina. Conduzir a 80 km/h reduz o consumo 25% mais do que se conduzir a 110 km/h e com a vantagem de ter menos possibilidades de ter um acidente.
3. Os frigoríficos e as arcas congeladoras talvez sejamos electrodomésticos que mais energia consomem. A temperatura interna do frigorífico não tem que ser inferior a 3-5 graus. Nas arcas congeladoras, quinze graus abaixo de zero é o suficiente. A eficácia melhora se se mantiver limpa a serpentina. Descongele-os regularmente e não consinta que a capa de gelo seja superior a 3-5 milímetros.

Libros solidarios. Salvar el planeta/Salud4 / S&L

 

RAIOS X TÊM OS DIAS CONTADOS! VÊM AÍ OS RAIOS T

É um sonho há muito perseguido e que os investigadores Yukio Kawano e Koji Ishibashi, do Instituto Riken, no Japão, tornaram possível. O raio T – ou a radiação electromagnética com comprimento de onda na faixa dos terahertz – é uma categoria de exames médicos de nova geração, sem efeitos colaterais.
A radiação THz tem inúmeras vantagens em relação aos raios X. Como a sua energia é muito baixa, ela praticamente não danifica os materiais, principalmente os tecidos biológicos. É fortemente absorvida pela água, o que significa que os tecidos moles do corpo humano também poderão ser “fotografados” pelos raios T. Isso abre caminho para exames médicos não-invasivos que eram impossíveis com a tecnologia actual.

www.diariodasaude.com.br / S&L

 

BEBIDAS DESPORTIVAS

As bebidas desportivas, conhecidas como isotónicas, contêm hidratos de carbono, sódio, potássio e outros componentes, que fazem com que sejam rapidamente absorvidas e ajudem a repor os líquidos após uma actividade física prolongada. No entanto, o seu consumo excessivo é prejudicial para os dentes, conforme foi provado num estudo que foi apresentado na reunião anual da Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia, em Miami, EUA. “O nosso estudo relacionou directamente o ácido cítrico presente nas bebidas desportivas com a erosão dentária”, disse Mark Wollf, professor e presidente do conselho da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova Iorque, autor principal do estudo.
missing image fileO grupo de Wolff cortou ao meio dentes de boi – tendo em conta a semelhança da sua constituição com os dentes humanos – e mergulhou metade em água e outra metade numa bebida isotónica. Quando, após 90 minutos, observaram as metades ao microscópio e realizaram análises químicas, os pesquisadores observaram um significativo aumento no amolecimento e na erosão nas partes mergulhadas na bebida isotónica.

www.diariodasaude.com.br / S&L

 

CIDADE BELGA PLANEIA TER UM “DIA VEGETARIANO” POR SEMANA

missing image fileUma campanha lançada pela Câmara de Ghent, na Bélgica, visa convencer os cidadãos daquela cidade a prescindirem do consumo de carne, pelo menos um dia por semana.
A ideia é de criar o “dia vegetariano”, com os funcionários públicos e vereadores a darem o exemplo a ser seguido, aos poucos, pelo resto da população local.
A intenção da Câmara é chamar a atenção para o impacto da criação de animais para consumo humano, sobre o meio ambiente. Segundo a ONU, eles são responsáveis por um quinto das emissões globais dos gases que provocam o efeito estufa.
Para já, são os funcionários públicos e os políticos os primeiros a abdicar de carne um dia por semana, mas a partir de Setembro, os alunos das escolas públicas também vão aderir ao dia vegetariano.
Espera-se, assim, diminuir as emissões dos gases causadores de efeito estufa na cidade, além de ajudar no combate à obesidade.
Vão ser impressos cerca de 90 mil “mapas vegetarianos” de Ghent, localizando os restaurantes de comida vegetariana.

BBC Brasil / S&L