Sopa Fria de Alface

SopaFria.jpg

Ingredientes

2 alfaces picadas

0,76

2 cebolas médias, picadas

0,20

2 raminhos de tomilho, fresco

0,02

2 raminhos de orégãos, frescos

0,02

2 dentes de alho picados

0,02

1 folha de louro

0,01

2 colheres de sopa de azeite

0,10

2 chávenas de caldo de vegetais

0,20

1 colher de chá de sal

0,01

Para Servir

1/3 colher de chá de noz-moscada ralada de fresco

0,00

2 colheres de sopa de molho de piri-piri

0,01

Custo Total

1,35


Modo de Fazer
Numa panela larga aqueça o azeite e salteie a cebola sem que ganhe cor. Junte a alface e o alho e deixe cozer durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Com um cordel para cozinha amarre o tomilho, os orégãos e o louro (se deixar uma parte do cordel longo, poderá amarrar à asa da panela e assim será mais fácil retirar mais tarde), junte à alface e deixe cozer durante 2 minutos. Adicione o caldo e leve a ferver em lume médio/brando. Assim que esteja quente, retire do lume.
Retire os raminhos e o louro e ponha num liquidificador ou use a varinha mágica. Passe até não ter quaisquer bocados de cebola e alface.
Forre um passador com gaze (muslim), ponha sobre uma taça e deite o líquido, deixando escorrer. Aos poucos, aperte a gaze sem deixar que alguma parte do conteúdo caia na taça. Ponha no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
Para enfeitar, retire parte do líquido e, usando a varinha mágica, bata até obter uma espuma leve. Sirva a sopa em copos altos e ponha a espuma sobre o líquido.
Sirva com a noz-moscada e o molho de piri-piri.


Folhas de Alface Recheadas

FolhasRecheadas.jpg


Ingredientes

1 ou 2 alfaces

0,76

1 pimento vermelho

0,70

1 pimento amarelo

0,80

1 pimento verde

0,70

1 pepino grande

0,43

1 aste de aipo

0,06

2 tomates grandes

0,44

1 cebola média

0,10

1/2 chávena de passas

0,90

4 fatias de pão integral ou com sementes

0,10

Modo de Fazer:
Faça primeiro o molho. Numa taça, ponha o azeite, o sumo de lima, o alho picado e o açúcar. Bata bem até que o açúcar esteja dissolvido. Adicione o resto dos ingredientes e mexa bem. Reserve no frigorífico.
Limpe os pimentos de sementes e partes brancas, limpe o tomate das sementes. Corte todos os ingredientes em cubos de 0,5cm, com exceção das passas e do pão.
Ponha todos estes ingredientes numa taça e junte as passas.
Corte o pão em cubos de 0,5cm, coloque-o num tabuleiro, cubra-o com uma toalha de cozinha e ponha numa área quente e seca, revirando de tempos a tempos para que não crie bolor.
Corte as alfaces ao meio e divida as folhas, lavando-as bem em seguida.
Antes de servir, mexa o molho e retifique o tempero. Envolva o molho nos outros ingredientes.
Para servir, tem a opção de ter as folhas já recheadas com os ingredientes e os cubos de pão (croutons), ou sirva em separado e deixe que cada pessoa as recheie.

Ingredientes para o Molho

3 colheres de sopa de azeite

0,10

Sumo de 3 limas

0,81

1 colher de sopa de coentros picados

0,05

1 malagueta sem sementes fatiada

0,01

½ colher de chá de açúcar mascavado

0,01

1 colher de chá de sal

0,01

1 dente de alho picado

0,01

Custo total

5,99

aipo_78998299.jpg

 


 

 

 

 

 

 

 

 

SUGESTÕES E SOLUÇÕES

Limpar o forno: Se não estiver muito sujo, passe com um pano embebido numa solução de bicarbonato de sódio e água. Ao cozinhar, se algo se derramar dentro do forno, polvilhe com sal grosso enquanto estiver quente e deixe arrefecer. De seguida, passe com um esfregão. Os restos sairão facilmente.
Frigideiras: Se deixou queimar qualquer alimento numa frigideira, elimine os resíduos cobrindo o fundo da mesma com sal grosso e deitando por cima água a ferver. Deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, lave normalmente.
Manchas de ferrugem: Se a bancada da cozinha estiver manchada, esfregue a zona com um pano embebido num pouco de azeite morno ou então com uma cebola cortada ao meio e polvilhada com açúcar em pó. No caso de ser um utensílio com manchas de oxidação, mergulhe-o num recipiente com um refrigerante à base de cola, de um dia para o outro. Ficará como novo.
Torneiras brilhantes: Limpe-as com um pano ao qual adicionou algumas gotas de álcool desnaturado. Ficarão resplandecentes!
Bancadas de mármore: Para as limpar, evite produtos abrasivos, porque retiram o brilho natural. Para remover qualquer tipo de mancha, use água oxigenada. Esfregue com um pano, deixe atuar algumas horas e, por fim, passe com um pano limpo e húmido.
Eliminar os maus odores dos canos: Prepare a seguinte solução: utilizando qualquer medida, prepare meia medida de bicarbonato de sódio, com meia de vinagre e duas de água quente. Despeje no ralo. De seguida, deite por cima água a ferver.
Banheira: Utilize um pano húmido com sal fino
ou vinagre. Desta forma, não riscará o esmalte. Se a banheira perdeu a brancura original, experimente limpá-la com um pano embebido numa solução de aguarrás e sal ou vinagre quente e sal grosso.
Desinfetar a sanita: Em vez de utilizar lixívia, que é abrasiva, deite vinagre e deixe atuar toda a noite. O efeito será o mesmo. No dia seguinte, limpe com um pano húmido polvilhado com bicarbonato de sódio. A sanita ficará brilhante e imaculada.
Depósitos de calcário: Se se trata da cabeça do chuveiro, o melhor será desmontá-la e colocá-la numa solução de água a ferver e vinagre, em partes iguais. Para eliminar as manchas de calcário das torneiras, basta embeber um pano em leite e esfregar.
Espelhos e vidros: Se as janelas estiverem muito sujas, limpe o vidro com uma cebola cortada ao meio. À medida que a cebola ficar suja, vá cortando rodelas finas, de modo a que a superfície fique limpa. De seguida, passe um pano seco. Como opção, poderá utilizar uma esponja embebida numa solução de uma medida de água e três colheres de sopa de álcool desnaturado. Por fim, passe um pano de camurça.
Mobiliário de madeira: Limpe-o com um pano embebido em leite quente. Para devolver o brilho da madeira, prepare uma mistura com partes iguais de álcool, óleo de linhaça e sumo de limão.