Sopa de Caril

Ingredientes
Para 4 pessoas
1 cebola
2 dentes de alho
1 chalota
1 c. sopa de gengibre fresco ralado
2 c. sopa de azeite
4 batatas grandes
1 c. sobr. de caril em pó
1 c. sobr. de Garam Masala
6 c. sopa de miolo de amêndoa sem pele, ralado
1 raminho de coentros cortados
1 litro de caldo de legumes (feito por si ou em cubos)
1 pacotinho de natas
sal
coentros picados para guarnecer

Modo de Fazer
Ponha os bolbos e o gengibre a estufar no azeite. Quando estiverem ligeiramente dourados, junte as batatas cortadas às rodelas bem finas, o caril, a masala, a amêndoa e os coentros. Mexa com a colher de pau, tempere ao seu gosto e acrescente o caldo a ferver.
Depois de recomeçar a fervura, baixe o lume, tape a panela e deixe cozer durante 30 minutos. Reduza a puré e leve novamente ao lume a levantar fervura. Acrescente mais líquido, se estiver muito grossa. Junte as natas, prove e sirva a sopa, guarnecida com os coentros picadinhos.

Nota: Se precisar de maior quantidade de sopa terá que aumentar um pouco todos os ingredientes, sobretudo a batata e a amêndoa.
Esta sopa é deliciosa!

 

 

Folhadinhos de Maçã

Ingredientes
Para 4 pessoas
1 embalagem de quadrados de massa folhada fresca (do comércio)
maçãs reinetas cortadas às fatias finas
açúcar, sumo de limão e 1 pitada de canela
1 gema

Modo de Fazer
Distribua as fatias de maçã temperadas e bem escorridas pelos quadrados de massa.
Pincele os quatro cantos com a gema desmanchada, puxe as pontas para cima, sobrepondo-as. A gema não deve ser diluída com água para que a massa cole, e deve pincelar também, ligeiramente, as almofadinhas. Leve ao forno a 190°C, até que os quadrados se apresentem levemente corados e sirva morno, com gelado de baunilha.

Nota: As quantidades serão conforme necessitar.

Sugestões e Soluções

... Para a Casa
// Boas Compras
Conseguir um preço baixo ou uma promoção no supermercado não significa, necessariamente, que esteja a economizar. Levar para casa um produto mais barato, mas que não foi bem conservado, pode significar um gasto excessivo no fim do mês. Damos-lhe algumas sugestões de como aproveitar ao máximo as suas compras no supermercado, evitando cair em armadilhas de consumo.

  1. Verifique na dispensa e no frigorífico o que é que lhe falta e que seja necessário. Faça uma lista de compras e, no supermercado, siga-a fielmente.
  2. Nunca vá fazer compras com fome. De contrário, será inevitável ceder à tentação de consumir aqueles produtos expostos nas prateleiras e que chamam a atenção.
  3. Ensine princípios de consumo às suas crianças. Geralmente, as guloseimas estão expostas ao alcance delas, facilitando-lhes o acesso. Isso dificulta a oportunidade de os pais lhes dizerem que não.
  4. Se possível, leve uma máquina de calcular. Isso ajuda a não exceder o orçamento planeado.
  5. Evite longos períodos entre uma compra e outra. Aumenta a possibilidade de comprar mais e desnecessariamente.
  6. Verifique sempre as condições das embalagens. Lembre-se de que os enlatados amolgados ou enferrujados não devem ser levados.
  7. Siga uma ordem de compras. Por exemplo: a) produtos não alimentícios (produtos de higiene, etc.); b) alimentos pouco perecíveis (cereais e enlatados); c) legumes e frutas; d) produtos refrigerados (queijos e leite).